27.7.04

O que as escolas não ensinam

Conferência dada por Bill Gates numa escola.

Para qualquer pessoa, com filhos de qualquer idade, ou qualquer pessoa que já foi criança, aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu em uma conferência em uma escola secundária, sobre coisas que os estudantes não aprenderiam na escola, pois elas não ensinam ou passam uma visão irreal sobre determinadas coisas. Ela fala sobre como a política do "bem estar
ou sentir-se bem" tem criado uma geração de crianças e jovens sem o real conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.

Bill Gates:

Regra 1 : A vida não é fácil, acostume-se com isso.

Regra 2 : O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de você sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3 : Você não ganhará US$ 40.000 por ano assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4 : Se você acha seu professor rude e chato, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você em nenhuma circunstância. Você será cobrado o tempo todo.

Regra 5 : Fritar hambúrgueres, cortar grama ou lavar carros não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso:
eles chamam de "oportunidade".

Regra 6 : Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7 : Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como são agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, levar você à escola, lavar suas roupas, fazer comida para você e ter que ouvir você falar o quanto você é legal. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto, lavar seus talheres e ser mais amável com sua mãe.

Regra 8 : Sua escola pode ter eliminado a distinção entre
vencedores e perdedores por imposição da Associação de Pais, Alunos e Mestres, a vida não é assim, ela sempre fará esta distinção. Em algumas escolas não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece absolutamente em nada com a vida real.

Regra 9 : A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10: Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou o clube e ir trabalhar.

Regra 11: Seja legal com seus nerds. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

Nenhum comentário: