3.4.07

O ACRE existe?

Nos últimos anos, o Acre tem sido uma piada nacional, como vocês sabem, porque ele simplesmente não existe. Chateado com isso, o estado tem protestado, aparencendo cada vez mais na mídia. Primeiro, o ilustríssimo presidente boliviano Evo Morales nos lembrou de que o Acre foi comprado a preço de banana de seu país. Em seguida, comecei a ouvir boatos de que realmente há pessoas acreanas (ou seriam acreenses?) (uma amiga minha conheceu algumas pessoas pagas pelo governo que se diziam de lá). Ano passado, o Acre até caiu no vestibular (acho que foi na Vunesp) e, no último sábado, no meu simulado (em que eu, esperta que sou, acertei a questão).

Diz-se, no site do Senado que "O Acre foi área litigiosa até o início deste século, definiu-se com a conclusão das negociações em torno de seus limites com a Bolívia, em 1903, e com o Peru, em 1912, sendo anexado definitivamente ao Brasil. Desde então, passou à Unidade da federação Brasileira com status político-administrativo de Território Federal, tendo sido elevado à condição de estado através da Lei nº 4.070, de 15/06/1962." (É claro que eu não pesquisei isto, este foi o texto enunciando a questão do Acre no simulado.) Bom, como o próprio Senado afirma - e nunca devemos duvidar do Estado - deveríamos acreditar cegamente que o Acre realmente existe, em algum lugar distante do estremo noroeste do nosso país.

Levanto, assim, uma grande dúvida: e a Rondônia? Nunca conheci ninguém da Rondônia, nem alguém que tenha passado as férias por lá, nem livro ou filme ou novela alguma que se passasse na Rondônia. Será que a Natura extrai buritis da Rondônia? Tem algum afluente importante do Rio Amazonas na Rondônia? Qual é a capital da Rondônia? Aliás, o que tem de bom na Rondônia?? Será que ela existe??? Ou será mais outra pilantragem geopolítica feita apenas para nos iludir sobre as proporções continentais do nosso ínfimo país?

Nenhum comentário: