11.9.07

Há 6 anos atrás aconteceu o que diziam que daqui a muitos anos dirão que foi o início da era do terror. É mesmo? Não é a mesma coisa há cinqüenta anos com a guerra fria? Há cem com a primeira guerra e o neocolonialismo? Há 500 com o colonialismo propriamente dita?

O que mudou, na verdade, foi o centro das atenções. Antes o mundo era eurocêntrico e agora firmou-se norte-americano (mais ou menos, porque alguns anos mais tardes houveram ataques na Inglaterra e na Espanha - haha, pobres americanos, se achando tão especiais pq sua torrinha foi derrubada...). Disso, todo mundo já sabia. Desde a independência, os Estados Unidos queriam ser a nova Europa. Fico imaginando se, por influência deles, 11 de setembro de 2001 vá se tornar o marco que separa a Idade Contemporânea da Idade do Terror (nome bem pretencioso, hein?, levando em consideração que se tem uma coisa que se perpetuou por toda a história, é o terror).

Na real, 11/9 não mudou nada para mim, eu nem lembrava que dia era hoje, além de ser a véspera do aniversário da minha irmã e uma terça-feira, até meu professor falar, fazendo piadinhas, claro. Sinceramente, nem sei porque "comemoramos" todo ano o 11 de setembro. Poderíamos "comemorar" também o Dia D (muito mais importante para a história), o Glope de 64 (bem mais perto de nós, brasileiros) ou a Revolução Francesa. Cá entre nós, bem mais importantes e emocionantes que uns aviões batendo numas torrinhas...

Nenhum comentário: