19.8.07

Nomes Feios

Dos nomes feios



Você não gosta do seu nome? Vou te contar algumas historinhas que vão te animar.

Há as famosas versões aportuguesadas de nomes ou expressões estrangeiras, como Letisgo ("let´s go"), Madenusa ("made in USA"), Waldisney (Walt Disney) e por aí vai.

Dessas histórias de minha-mãe-leu-errado, ouvi uma, certa vez, de um cara que se chamava Procrep. Como é costume, os pais queriam colocar o nome do santo do dia no filho. Ele tinha nascido no dia 15 de novembro. Então, olhando no calendário, viram que o "santo" do dia era Proc. Rep. Pelo menos é sonoro. Imagina se tivesse nascido em 7 de setembro e se chamasse Indepbra?

Legal mesmo é quando resolvem fazer "anagramas" com os nomes dos pais. Conheci uma pessoa que tinha por apelido Dal uma vez e eu tinha certeza de que seu nome era Dalton. Aí eu descobri que, na verdade, chamava-se Adailson. Não bastasse o nome ser feio, mas seu pai era o Adail. Então ele era o filho do Adail. Muito trsite isso...

Eu tenho um tio que se chama Anfrísio. Não é de família ter nome estranho. Todas as minhas tias e minha mãe têm nomes que vêm do latim, mas que ficaram bons. Acredito que Anfrísio não seja latim. Adivinha o que ele fez? Deu o nome do filho de Anfrísio!! Quando ele teve a segunda filha, nomeou de Aline. Mas não é só Aline. É Anfrísio LIma NEto. Sorte dela que deu em alguma coisa normal...

Mas eu tenho a grande história vencedora de TODAS. E é verdade. Juro. Eu estava lá.

Uma vez, depois que minha mãe me buscou no cursinho, fomos na loja da Claro resolver alguns problemas referentes ao celular do meu irmão e tal. Aí, antes de descer do carro, a minha mãe me disse, muito séria:

- Deborah, não ri, mas o nome da mulher... é Xana.

Assim mesmo. Com X.

Entrando na loja, não consegui me conter quando minha mãe se dirigiu à mulher do balcão dizendo:

- Você que é a Xana?

Tive que sair da loja pra não rir na cara dela. Que mãe cruel, meu Deus! Fico me perguntando se não é indígena.

São nessas horas que eu fico muito, muito feliz por me chamar Deborah. Sem acento e com H no final.

Nenhum comentário: