10.9.14

#StoptheBeautyMadness

Eu não uso maquiagem todo dia. Uso porque gosto, porque sem lápis sinto que meus olhos parecem menores e parece que estou sempre com sono. Mas uso pouco, em geral. Só passo base e corretivo quando estou com algumas espinhas, e mesmo assim é raro. Novo levo um arsenal quando vou viajar, geralmente minha necessaire é só de lápis de olho, rímel, uma sombra neutra, no máximo dois batons e um corretivo para emergências.

Eu acho essa campanha muito legal para mostrar que a gente não precisa estar perfeita sempre, que nossa vida não é um mural do pinterest, que todo mundo tem olheira, que mulheres lindas continuam se sentindo feias por causa dos padrões de beleza impossíveis que enfrentamos, que nem a Gisele parece a Gisele quando acorda.

Mas a Gisele continua convencionalmente bonita quando acorda. Sabem porque eu não uso corretivo? Porque eu não tenho olheiras, não tenho marcas de espinha, cicatrizes, manchas, não preciso esconder pêlos nascendo no rosto. Porque eu também sou convencionalmente bonita sem maquiagem. Eu não acho empoderador ver fotos de mulheres bonitas sem maquiagem. Elas continuam bonitas.

Na minha vida, sempre me senti muito mais pressionada a não usar maquiagem e conservar minha "beleza natural", regado a muito protetor solar, hidratante e comida de boa qualidade. Eu comecei a me maquiar todos os dias com uns 12, 13 anos e ouvia muitas críticas na escola. Que ridículo ir pra aula de lápis e batom vermelho. Na faculdade, se fosse de rímel, me sentia uma drag queen, no curso de humanas onde teoricamente as liberdades individuais são mais respeitadas. Namorei por três anos um babaca que dizia - sem nenhum eufemismo - que me achava feia de maquiagem. Então eu fiquei três anos sem usar nada.

Mas eu gosto e sempre gostei. Acho que as pessoas devem usar o que quiserem, como quiserem. Cada um sabe das suas inseguranças e, se passar três camadas de corretivo ajudar a melhorar sua auto-estima, por que não?

E eu vou continuar usando meu delineador grunge - para não dizer mal passado - e meus batons escuros durante o dia porque eu não quero parecer natural.


2 comentários:

Camila Faria disse...

Sempre fui dessas pessoas que acham que cada um deve fazer o que achar melhor da vida. Quer acordar e fazer de cara uma make poderosa? Porque não? Quer ir numa festa e não tem saco de ficar 3 horas se maquiando... Vá e seja feliz. A gente está com uma mania horrorosa de vigiar a vida dos outros e - pior - de usar os parâmetros que A GENTE acha corretos para analisar as pessoas. Quando nos tornamos tão chatos e egocêntricos?

Por um mundo com mais liberdade! :)

Emi disse...

Eu amo ver fotos de mulheres sem maquiagem... Não porque eu acho que a gente não deva rebocar a cara inteira como quiser, mas porque acho incrível ver que por trás daquilo tudo elas também não normais. Que várias delas não continuam bonitas sem make.
Essa campanha tem o outro lado: a mulherada tira foto sem maquiagem, mas escolhe a melhor luz pra esconder as imperfeições, disfarça com baixa definição, etc. Quando eu vejo uma famosa "flagrada" sem make e uma foto em que ela posou assim os resultados são bem diferentes... O primeiro me faz acreditar que é só eu aprender a me maquiar melhor que as coisas pra ficar mais como eu queria ser. hahahahah
Sei lá, se eu fosse ainda uma adolescente complexada ia adorar ver que essa mulherada que aparece com a cara perfeita não é perfeita, só sabe esconder bem a verdade...