13.12.06

Pedofilia


Eu vi um filme recentemente, chamava "Menina Ma.com", que falava sobre um caso de pedofilia entre uma menina de 14 anos e um cara bem mais velho. Esses dias, eu tava numa comunidade do orkut e vi fotos de uma menina de uma menina de 9 anos (!!!) em poses "sensuais" tiradas por ela mesma. Os dois casos aboradam pedofilia pela internet. E em ambos os casos, também, é a garotinha que se entrega.

Aí eu comecei a pensar: então a culpa de tudo isso é culpa da exposição excessiva à coisas "de gente mais velha" através da internet e da televisão. Ou seria culpa das letras musicais sobre sexo explícito? Ou dos pais cada vez mais ausentes, sendo que inclusive as mães precisam trabalhar hoje em dia para garantir o sustento de uma vida mais ou menos pros filhos (mais ou menos quer dizer dar câmeras digitais, computadores e iPods pras crianças, em vez de bolas, bonecas ou bicicletas, muito mais divertidas e baratas).

Mas aí eu pensei: programas adultos passavam na TV na minha época, eu ficava o dia inteiro com a empregada em casa quando era criança, as letras de música eram tão baixaria quanto são hoje e mesmo assim, não que eu me lembre, não acontecia nada disso. Se bem que eu tive uma infância meio reclusa, estudando numa escola evangélica de verdade (não davam educação sexual, nem evolução e proibiam um monte de roupas) e meus pais não me deixavam ver novela.

Então eu pensei, mas em Lolita, do Vladimir Nabokov (?) - impossível não ser citada nesse assunto -, escrito há pelo menos 50 anos atrás, é a Lolita, de 13 anos que se oferece. E nem havia televisão naquela época.

Hoje eu me surpreendo muito com crianças falando palavrões nos corredores da escola (crianças bem pequenas ou não tão pequenas assim. dói do mesmo jeito) ou tentando ser sexy com mini blusas e salto alto e maquiagem.

Outro dia apareceu uma matéria na Veja sobre meninas que querem ser mais velhas. E a reportagem acabou com a frase de uma psicóloga: "As crianças têm que brincar. Inclusive de ser mais velhas do que são". Ok. No filme "Menina Ma.com" tem uma frase suuuper interessante, a mais importante de todas: "só porque uma menina consegue fingir que é uma mulher, não significa que ela pode fazer o que uma mulher faz".

Entre umas e outras a resposta é sempre a mesma: a culpa é, sim, do pedófilo. Não da criança que aparentemente o seduzia. Ela, afinal, não sabe o que faz.

Nenhum comentário: