20.1.14

Casa de ossos

Eu estava com várias coisas interessantes para mostrar até que eu fiquei doente, tomei um antibiótico, tive crise alérgica ao antibiótico, fui parar no hospital pra tomar soro e voltar ao meu corpo normal de mulherzinha que não luta ju-jitsu, ficando mal-humorada e com sono por alguns dias. E ainda estou com restinhos de alergia nas pernas e na barriga. Como eu nunca tive isso antes, acho que tenho o direito de fazer draminha. Nessas, a Catraca Livre publicou uma das coisas que eu até já tinha começado a esboçar por aqui. Mas tudo bem, acho que eles fazem um trabalho melhor de traduzir notícias que eu. De qualquer forma, uso a internet demais e achei outras coisas legais.

Gosto de colecionar lugares sinistros pela terra para visitar algum dia. Já fui pras Catacumbas de Paris e ainda vou àquela igreja de ossos de Praga. Afinal, se tem um bom motivo para estar vivo é lembrar que algum dia vamos morrer. Esses dias, então, achei mais um memento mori fantástico.



A beinhaus (casa de ossos) é um lugar onde as caveiras dos mortos eram recolhidas, limpas e tingidas de branco por semanas de banhos de sol e de lua. Depois eram pintados com pigmentos naturais: flores para as mulheres, ervas para os homens. O nome e as datas de nascimento e de morte eram escritas na testa.O austríaco Paul Kranzler fotografou a beinhaus e as caveiras pintadas. "A tradição começou em 1720 e agora há mais de doze mil caveiras, seis mil e 10 das quais foram pintadas. A última caveira que entrou na beinhaus foi em 1995. A mulher morreu em 1983 e foi seu último pedido ser guardada ali", diz o fotógrafo em entrevista para a New Yorker.

Além das caveiras decoradas, Kranzler fotografou a vista da balsa que leva até o local, mas, sinceramente, quem precisa de balsa quando você tem caveiras decoradas com letras góticas?








Um comentário:

Del Santana disse...

Já tive alergia a antibiótico e, putz, foi horrível. Além da cara inchada e cheia de pequenos caroços, comecei a sentir falta de ar. Fui parar no hospital e, em casa, fiquei super sem ânimo depois dos milhões de antialérgicos D:

Olha, tenho uma certa resistência com o que é relacionado à morte -apesar de ter tido uma grande vontade de conhecer o cemitério bizantino na Chapada Diamantina. E, ok, caveiras decoradas tem seu charme...